Alimentação do bebê em viagem: dicas e cuidados

Prepare- se para a viagem com o bebê, opte por alimentos que podem ser levados com facilidade em viagens

Escrito por -

Viajar com bebê requer muitos cuidados, dentre elas a alimentação do bebê em viagem. Confira algumas dicas de planejamento antes do passeio:

Viajar é sempre a melhor opção, mas muitas mães deixam de fazer isso após o nascimento do primeiro filho. Isso porque os cuidados são redobrados e muitas vezes a falta de opção pelo tipo de comida para o bebê ingerir acaba tornando a viagem insegura e muitas vezes arriscada. Entretanto é necessário alertar o exagero em excesso afinal é possível uma alimentação saudável e cuidados até mesmo fora de casa. Saiba o que levar para o seu filho em uma viagem e deixe toda a sua preocupação em casa!

Foto: Kitchenwaredirect
Foto: Kitchenwaredirect

Alimentação do bebê em viagem:

Fruta é sempre uma boa opção, pois além de saudável é nutritiva e pode ser levada com facilidade em viagens, só não se esqueça: Lave bem as frutas e se possível leve descascada e dependendo da idade do bebê uma boa opção é amassar fazendo uma papinha de fruta. Fique atento a frutas cítricas, são recomendáveis sempre maça, banana, manga e pera. Uma opção que não pode faltar são as versões purê feitos com batata, abóbora ou mandioquinha, são excelentes para combater a fome e não gerar ânsia na criança durante a viagem principalmente de carro.

O bebê de 4 a 6 meses precisa ingerir além da fruta e do purê, cereais com alto índice de ferro. Somente após 6 meses que carnes e aves em pequenos pedaços triturados devem ser inclusos na alimentação assim como iogurte de preferência natural ou adoçado com uma pequena dose de mel. Entre os 9 e 12 meses já é possível acrescentar comidas picadas na alimentação do bebê em viagem,devido a facilidade do bebê para ingerir o alimento, também são permitidos derivados de leite e leguminosas como fonte de proteína fortalecendo e auxiliando no crescimento. Massas como espaguete em pequenas porções também acaba sendo uma boa opção na viagem quando faltam lugares para almoçar ou jantar.

Leia mais: Lista para viagem com bebê para praia

Foto: Wanhuajing
Foto: Wanhuajing

Após o 12º mês alimentos ricos em fibra são liberados, além do leite de vaca e comidas no geral. Nessa fase a criança torna-se curiosa para descobrir novos alimentos e paladares, arrisque! Um alerta importante antes de alimentar o seu bebê é verificar com o pediatra se a criança não possui algum tipo de restrição alimentar como glúten, lactose entre outros. Observe também possíveis sinais de manchas, coceiras, diarreias e vômitos. Caso isso ocorra, é importante procurar o pediatra. Uma sugestão é usar um caderno para anotação diária dos alimentos ingeridos, facilitando a verificação de possíveis reações alérgicas.