Autorização para menor viajar com avós no Brasil

Posso deixar meu bebê viajar com os vovós? Sim, mas para isso são necessários alguns procedimentos específicos para este tipo de situação

Escrito por -

Vamos conferir abaixo se é necessário ter autorização para menor viajar com avós no Brasil, fazendo com que a viagem transcorra sem problemas, garantindo a diversão e o descanso planejados.

Autorização para menor viajar com avós no Brasil

De vez em quando a família quer fazer uma viagem diferente, e coloca os filhos para conhecerem outras regiões acompanhados de parentes, como os avós. Mas todo o deslocamento de filhos menores de idade, dentro ou fora do país, exige documentação apropriada para sua idade, quando este deslocamento for feito sem os pais ou guardiões legais.

No caso dos avós, não é necessário nenhum tipo de documento extra organizado pelos pais, uma vez que a Justiça entende que os mesmos possuem parentesco direto com a criança. O mesmo vale para os tios.

Mas para outros casos, é necessário solicitar uma Autorização para Viagem Nacional, para que se possa garantir o trajeto da criança e seu acompanhante no território nacional, sendo necessária inclusive na hospedagem do menor. Vejamos abaixo quais os documentos necessários e quando o menor precisa da autorização acima citada.

viajar com o avô
Receber carinho dos avós é sempre uma delícia! Foto: MatureTimes

 

Documentos necessários para viajar com neto

Os documentos necessários para viajar com neto dentro do território nacional são poucos. Como existe grau de parentesco direto, basta levar durante a viagem:

  • A Certidão de Nascimento Original da criança;
  • Outro documento de Identificação da Criança, como o RG;
  • Documento de Identificação do avô ou avó;

No caso de avós ou tios, não são necessários documentos especiais para o deslocamento nacional, garantindo uma viagem tranquila e agradável, do jeito que foi planejado.

Leia mais:
Como dar banho no bebê em uma viagem
O que não pode faltar na mala do bebê?

Quando o menor precisa de autorização para viajar?

posso deixar meu filho viajar com os avós
Foto: OzonNews

Mesmo com as facilidades de para menor viajar com avós no Brasil, para outros tipos de viagem é necessário elaborar documentação. No caso destes, se a viagem for internacional, é necessário emitir a Autorização para Viagem Internacional, cobrada quando a viagem for para menores de 17 anos em trajeto com apenas um dos pais (quando descrito no passaporte), desacompanhado ou com parentes de até terceiro grau.

Já a Autorização para Viagem Nacional deve ser emitida para crianças menores de 12 anos sem o acompanhamento dos pais, responsáveis legais ou parentes de até terceiro grau.

Essas autorizações, caso necessárias, podem ser emitidas por um dos pais ou responsáveis nas Varas da Infância e da Juventude presentes nos Aeroportos ou em cada cidade.