Cadeirinha de bebê para automóvel – Usar até quantos anos?

As cadeirinhas de bebê são um item de vital importância para a segurança do bebê nas viagens de carro

Escrito por -

Saiba mais sobre a cadeirinha de bebê para automóvel – Usar até quantos anos? 

Desde 2010 a cadeirinha para automóvel (nome popular dado aos dispositivos de retenção) é obrigatório no Brasil. E a não utilização da cadeirinha de carro implica em multa, de R$191,54 Reais, além da perca de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo é apreendido para regularização.

De acordo com a legislação brasileira, crianças de 0 até dez anos de idade devem ser transportadas no banco de trás.

Porém, até os sete anos, existe a necessidade de cadeirinhas equipadas com sistemas de retenção ajustados à suas necessidades.

Saiba mais sobre as especificidades das cadeirinhas.

Leia mais: Como distrair o bebê durante a viagem

Cadeirinha de bebê para automóvel – Usar até quantos anos?

cadeirinha de bebê para automóvel
Foto: kiddy.de

Antes de mais nada, é necessário entender que na escolha das cadeiras é de extrema importância levar para casa um equipamento certificado, além de apropriado para o tamanho e peso da criança. Ele também precisa se adaptar ao veículo.

Um grande erro é a fixação incorreta dos assentos, fazendo com que a criança não esteja, de fato, protegida. Por isso, é importante que as instruções sinalizadas nos manuais de montagem sejam seguidas com cuidado.

Sobre a idade de uso, a legislação afirma que o uso deve ser feito até os sete anos e meio. O ideal é que o uso seja feito até que a criança alcance 1,45 m de altura. Depois disso, ela já está apta para usar o banco de forma normal.

Bebê-conforto para viagem

No mercado, podemos identificar três formatos mais populares de cadeirinhas para crianças. Eles são:

Bebê conforto

Cadeirinhas projetadas para acomodar desde recém-nascidos, até crianças que pesem em torno de nove quilos (pode aguentar uma carga maior, tudo depende do modelo).

São mais reclinadas e devem ser posicionadas de costas para o banco dianteiro do veículo.

cadeirinha de bebê para automóvel
Foto: uaua.info

Poltronas reversíveis

Cadeirinhas projetadas para acomodar desde recém-nascidos, até crianças que pesem em torno de dezesseis quilos ou mais, de acordo com o modelo.

O diferencial dessa poltrona é o cinto de segurança, com cinco pontos. Alguns modelos ainda contam com recursos que permitem a criança usar o cinto do próprio carro.

Poltronas para o posicionamento do cinto do carro

São poltronas, também chamadas de “banquinhos”, onde a criança ganha mais altura. Isso permite com que o cinto do próprio veículo seja utilizado em sua posição correta.

Apenas crianças com mais de 4 anos de idade podem usar esse cinto, de acordo com as normas.  Então, não tenha pressa em fazer a transição!