Com quantos meses o bebê pode viajar de avião?


Escrito por -

Descubra com quantos meses o bebê pode viajar de avião e quais as principais recomendações para a viagem seja tranquila e planejada.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é permitido viajar de avião com recém-nascidos. Algumas companhias aéreas não permitem, contudo, que recém-nascidos com menos de sete dias embarquem em viagem, portanto, antes de viajar, ligue para a sua companhia e se informe quanto à idade mínima permitida para um recém-nascido viajar.

Com quantos meses o bebê pode viajar de avião?

O conselho dado pela maioria dos pediatras é esperar até a criança completar três meses, pois nessa idade o bebê já vai ter recebido toda a primeira carga de vacinas, seu sistema imunológico estará mais completo e, consequentemente, o recém-nascido estará menos suscetível a infecções. Se, no entanto, for inevitável viajar com o bebê antes desse período, evite o contato dele com adultos, pois a maioria das doenças comuns se propagam facilmente pelas mãos e pela boca, e seu bebê pode ser contaminado caso outro adulto o pegue no colo ou o beije.

Foto: womentips
Foto: womentips

Ainda, é recomendado evitar essas viagens se o bebê estiver febril, resfriado ou ter tomado uma vacina nas últimas 24h antes da viagem.

Dicas e cuidados para viajar com bebês

Quando se está viajando com um bebê, é importante tentar manter ao máximo a rotina de alimentação e troca de fraldas. A grande maioria dos aviões possuem fraldário para as mães realizarem a troca; ainda assim, o melhor a se fazer é trocar a fralda do bebê no aeroporto, antes do embarque, para evitar possíveis transtornos.

É aconselhável preparar a criança com antecedência. Com crianças muito pequenas, uma boa dica é escolher voos noturnos, para que ela adormeça com mais facilidade. Já com as crianças maiores, uma boa dica é conversar com elas antes da viagem, dando ênfase aos pontos divertidos, como as paisagens e a diversão que ela terá assim que chegarem ao destino. Tente levar alguns brinquedos a bordo para distrai-las; de preferência, brinquedos que não façam muito barulho para não atrapalhar o sossego dos outros passageiros.

viajar com bebes

As crianças são mais suscetíveis a enjoos durante a viagem. Para evitar esse problema, procure alimentá-las com comidas leves, de consistência líquida e pastosa; evite também alimentos lácteos e frutas pesadas.

Outro incômodo ao qual as crianças ficam mais suscetíveis em viagens de avião é a dor de ouvido. Para evitar ou minimizar esse desconforto, ofereça à criança líquidos no momento em que o avião estiver sob pressurização; isso faz com que os ouvidos não sejam tão tensionados e, assim, minimiza a chance de dor. Colocar o bebê para mamar no momento da subida e da descida é uma das recomendações dos pediatras.

Como visto, a orientação da ANAC é bem clara sobre com quantos meses o bebê pode viajar de avião. Contudo, cabe aos pais definirem o melhor momento para planejar uma viagem com o novo membro da família.