Como evitar dor de ouvido em bebê na viagem de avião

A mudança de altitude pode ser prejudicial para o ouvido não só do adulto, como também do bebê

Escrito por -

Adultos e crianças estão propensos a dores de ouvido durante o voo. Veja abaixo o que fazer para evitar, e como agir caso ocorra dor de ouvido em bebê na viagem de avião.

Viajar com o bebê sempre exige diversos cuidados, prezando não somente para o conforto dos demais passageiros do avião, mas também pelo conforto e saúde do bebê, uma vez que uma viagem sempre representa uma mudança de ambiente.

Algumas das situações desconfortáveis mais comuns para os passageiros de avião, e que acabam tendo maiores proporções para o bebê se referem às dores de ouvido sentidas durante, e às vezes depois do voo.

 Como evitar dor de ouvido em bebê na viagem de avião

dor de ouvido do bebê
Foto: AustralianWomen’sWeekly

A dor de ouvido ocorre porque durante o voo há a mudança drástica de altitude e pressão, onde o organismo da criança de até 6 anos, por ainda estar em desenvolvimento, não consegue equalizar a pressão externa e interna do ouvido médio, que acaba sendo intensificada no avião.

Com o excesso de pressão a dor pode ser iniciada. Vamos ver abaixo o que fazer para evitar que isso aconteça.

 Cuidados com o ouvido do bebê durante o voo

É importante sempre verificar as condições de saúde do bebe, observando se ele apresenta sintomas de gripes e resfriados, que acabam potencializando os efeitos negativos da pressão no ouvido. Fazer uma visita ao médico para checar a saúde do bebê é muito importante antes de qualquer viagem.

Se o bebê estiver nessas condições, evite viajar. Se não for possível, trate-o antes da viagem, com os medicamentos usuais. É importante também descongestionar o nariz, realizando lavagens nasais com soro fisiológico ou solução salina concentrada.

Durante o voo, principalmente antes do pouso e decolagem, deve-se instigar o bebê a movimentar a mandíbula, o que alivia um pouco os efeitos da pressão. As formas de promover essa movimentação são:

  • Dar a mamadeira;
  • Amamentá-lo, o que também acalma caso ele já sinta desconforto;
  • Dar a chupeta;

Leia também: Posso viajar de avião com bebê com febre?

como aliviar dor de ouvido do bebê
Foto: Livestrong

 O que fazer para aliviar a dor de ouvido do bebê

E se mesmo com os cuidados e precauções citados acima o bebê acabar sentindo dor de ouvido, o que pode ser feito para aliviá-la é continuar com esses processos, principalmente antes do pouso, para que ele continue movimentando a mandíbula.

Para aliviar um pouco as dores, pegue um pano, peça à comissária que o umedeça em água morna e coloque sobre a orelha, trocando-a sempre que a compressa ficar fria. Isso deve aliviar um pouco a dor. Lembre-se sempre de checar a temperatura, para que não esteja muito quente.

Dar um medicamento, como analgésico, daquele de uso comum do bebê também pode ajudar, mas como o efeito demora, é bom já começar com a compressa.

Por fim, ao desembarcar, procure um médico para garantir que a dor no ouvido não é grave, pois o excesso de pressão pode causar o rompimento do tímpano.