Dicas para viajar com bebê recém-nascido de avião

O planejamento é o mais importante para que você tenha uma viagem tranquila com a família

Escrito por -

Vai viajar com bebê recém-nascido de avião e quer dicas para evitar estresse e surpresas desagradáveis? Então veja essa matéria completa para conhecer alguns truques.

Viajar de avião tem muitas vantagens, como por exemplo a duração do tempo no caminho. Uma viagem que duraria oito horas na estrada pode levar apenas 40 minutos quando feita de forma aérea. Essa vantagem aliada ao fato de que as passagens aéreas estão bem mais acessíveis do que há 10 anos atrás fazem com que cada vez mais essa modalidade seja mais procurada pelas mais diversas pessoas.

Quando se tem um filho pequeno ou até um bebê recém-nascido, o tempo reduzido de viagem atrai muitos pais e mães. Afinal, menos tempo de viagem pode significar mais calma nesse momento, sem contar que não é agradável nem para os pais nem para os bebês passarem horas e mais horas dentro de um carro ou ônibus.

Porém, essa modalidade de viagem também requer cuidados específicos. Pensando nisso, separamos as dicas mais importantes para tornar sua viagem aérea com seu recém-nascido mais calma.

Dicas para viajar com bebê recém-nascido de avião

Primeiramente, aproveite os direitos que são dados a você. Por viajar com criança com menos de 12 anos de idade, você tem direito de embarcar e desembarcar do avião antes dos demais passageiros. Na hora do check-in, comunique ao atendente da linha aérea escolhida para que os preparos já sejam feitos.

recem nascido de aviao
Escolha um horário que o seu bebê costuma dormir (Foto: Viagem e Turismo Abril)

É recomendado que se compre os assentos da primeira fileira, reservados para passageiros especiais como bebês e pessoas com deficiência. Bebês têm direito de viajar sem custos adicionais, mas considere comprar uma passagem exclusiva para o seu. Mesmo que seja um custo a mais, o conforto do bebê e o seu será maior assim, além da segurança.

Caso opte por seguir esse caminho, informe previamente a empresa aérea e leve um bebê-conforto ou ainda uma cadeirinha, para que seja colocada no assento do bebê, permitindo também que você afivele o cinto de segurança obrigatório.

Veja mais: Viajar de avião com bebê gripado faz mal?

Como fazer uma viagem de avião com bebê recém-nascido

Você já sofreu com a pressão no ouvido durante a decolagem ou aterrisagem? Esse problema é ainda maior nos recém-nascidos, que não têm as trompas de Eustáquio completamente desenvolvidas. A dica é usar mamadeira, chupeta ou o seio materno durante esses períodos, o que aliviará a pressão e deixará o bebê mais calmo.

Se a viagem for curta, prefira a chupeta. Evite tirar o bebê do bebê-conforto, ou seja, alimente o recém-nascido antes do embarque.

viajar com bebê
(Foto: YouTube)

Evite ao máximo levar o bebê no colo, pois o risco de traumas é maior. Algumas aeronaves são equipadas com suporte de parede para o bebê-conforto na primeira fileira, por isso discuta essa possibilidade com sua linha aérea.

Saiba ainda: Melhores resorts para ir com bebê 2017

O que fazer antes de viajar com bebê recém-nascido

Na bagagem de mão, leve alguns itens importantes: troca de roupa para o bebê e para você, cobertor, fraldas, lenços umedecidos e itens relacionados.

É recomendável passar por uma consulta com seu pediatra antes da viagem para pegar recomendações específicas, mas fique sabendo: é extremamente contraindicado que bebês com anemia grave, doenças cardíacas ou pulmonares viagem de avião.

Agora, viajar com recém-nascido de avião ficou mais fácil, não é mesmo? Desejamos uma ótima viagem!