Documentos para viajar com bebê de avião


Escrito por -

Confira quais são os documentos para viajar com bebê de avião e como se planejar para que a viagem ocorra conforme o planejado.

Ao se fazer uma viagem de avião, nacional ou internacional, com uma criança de colo, surge a dúvida: quais documentos levar para conseguir embarcar com a criança sem problemas?

A resposta varia de acordo com a viagem que se pretende fazer.

Documentos para viajar com bebê de avião

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Viagem dentro do Brasil

Se a viagem for para dentro do Brasil, é obrigatório apresentar a carteira de identidade ou certidão de nascimento; caso contrário, a criança não poderá embarcar.

Viagem para o Exterior

Se a viagem é para o exterior, as regras também variam de acordo com o país. Para entrar na Argentina, Chile, Paraguai ou Uruguai, é obrigatório apresentar no check-in a carteira de identidade ou o passaporte, tal qual um passageiro adulto. Nos demais países, apenas o passaporte é válido.

Contudo, é preciso prestar atenção a um detalhe: o novo passaporte brasileiro não informa a filiação do passageiro, então para embarcar a criança no avião é obrigatório apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento, documentos que comprovam que aqueles que estão com ele são de fato seus pais.

Baixe a lista de documentos completos no site da Anac.

Meu filho vai viajar somente com um dos pais

Se o bebê fará a viagem apenas com o pai ou a mãe, é necessário apresentar, além da certidão de nascimento, uma autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório, do pai ou da mãe que não estará presente na viagem. De fato, essa medida é necessária até o filho (ou filha) se tornar maior de idade.

Lembre-se de que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, qualquer criança com idade menor que 12 anos deve estar acompanhada de, pelo menos, um dos pais ou parentes que sejam maiores que 18 anos.

Se a criança precisar fazer a viagem sozinha, ou com algum outro acompanhante que não seja seu parente, ela deverá portar uma autorização judicial, assinada pelos pais e com firma reconhecida em cartório.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Data de validade dos passaportes

Quanto aos passaportes para crianças, é sempre bom ficar atento à sua data de validade – passaportes para crianças menores de cinco anos possuem validade menor do que passaportes para adultos. Em casos de viagens para países que não sejam membros do Mercosul, a maioria exige um visto de entrada – consulte sempre as leis de imigração do país para o qual se pretende ir para evitar maiores transtornos.

Não se esqueça, também, de que a passagem para crianças menores de dois anos, embora cobradas, não podem ultrapassar em 10% o valor da tarifa paga pelo adulto – esse direito lhes é garantido pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Anotou aí quais são os documentos para viajar com bebê de avião? Agora é aproveitar a viagem com toda segurança e traquilidade.