Posso viajar de avião com bebê com febre?

Está preocupada com a saúde do seu bebê antes de viajar de avião? Esta matéria é para você!

Escrito por -

Antes ou durante uma viagem, crianças podem apresentar o sintoma da febre. E aí, posso viajar de avião com bebê com febre? Vejamos abaixo se é bom viajar com o bebê assim:

Uma viagem sempre representa mudanças, onde a maioria delas é extremamente esperada, como as novas aventuras, experiências e possibilidade de relaxamento. Mas algumas delas não são assim tão boas, nem mesmo esperadas, como os desconfortos que uma mudança de ambiente pode gerar, começando pela diferença na rotina, até as situações mais desagradáveis, como doenças, que podem ser contraídas já no aeroporto depois de contato com pessoas infectadas, e também no avião, onde a possibilidade de pegar uma gripe, resfriado, dor de garganta ou outras doenças é ainda maior, já que o ar contaminado fica circulando até que o mesmo pouse.

 Posso viajar de avião com bebê com febre?

Viajando com crianças, as possibilidades de desconforto e problemas são ainda maiores, uma vez que eles sentem de maneira diferenciada e não hesitam e demonstrar isso.

bebê com febre no avião
Foto: Newbornbaby

 É recomendado um bebê com febre viajar de avião?

Se seu bebê estiver com febre, o aconselhável é não viajar, caso essa possibilidade esteja em aberto. Como o mesmo pode sentir muito desconforto durante o voo, acalmá-lo vai ser algo difícil, além da febre em si que pode levar a outros sintomas e situações.

Caso não seja possível adiar a viagem, realize a medicação do bebê com um analgésico que já é usado nele, para abaixar a febre e minimizar as reações, e tenha certeza de que o destino da viagem possua atendimento médico imediato caso necessário.

 O que fazer se o bebê tiver febre durante a viagem

Se a febre iniciar durante a viagem, o ideal é aplicar o medicamento costumeiro para essas situações, além de estar sempre o hidratando com água. Chegando ao destino, vá direto a um hospital ou clínica para atendimento especializado de um médico, resolvendo assim não somente a febre, mas também os itens causadores da mesma.

bebê com febre
Foto: Нүүр

Leia mais: Como despachar cadeirinha de bebê na viagem?

Durante a viagem

Não podemos prever o futuro ou impedir que tudo aconteça, mas talvez seguir algumas das dicas abaixo pode ajudar a não correr riscos de viajar de avião com bebê com febre. São elas:

  • Tenha a mão os medicamentos básicos que sempre utiliza com o bebê, como analgésico, anti-inflamatórios, remédios para náusea, além dos medicamentos de tratamentos. Leve também soluções isotônicas para minimizar os efeitos de gripes ou resfriados. Deixe-os numa bolsa acessível dentro do avião;
  • Durante a viagem, preocupe-se em hidratar o bebê, com água engarrafada e até sucos industrializados. Evite alimentos diferenciados, que podem causar reações adversas no bebê. Também evite alimentos naturais se não souber a procedência;
  • Evite exposição ao sol ou temperaturas muito frias;
  • Para minimizar as dores de ouvido, mantenha a criança mastigando ou mamando na decolagem e pouso;
  • Cheque todas as vacinas antes de viajar, e faça uma consulta para verificar a saúde do bebê.

No mais, boa viagem, pois é claro que nem tudo pode ser impedido, mas se estivermos preparados as situações podem ser minimizadas.