Posso viajar de avião com bebê conforto?

Nas viagens de avião com o bebê é bom evitar ao máximo que a viagem se torne cansativa para os pequenos

Escrito por -

Será que posso viajar de avião com bebê conforto? Tire suas dúvidas.

Em viagens com bebês com menos de dois anos a segurança deve ser a maior possível, porém, geralmente é a mais negligenciada dentro dos aviões. Em acidentes graves ou até mesmo simplesmente numa turbulência, crianças que estão no colo correm um risco muito grande de traumatismo grave e até morte.

Especialistas em segurança recomendam que todas as companhias aéreas transportem cada passageiro em um assento, independentemente da idade que esses passageiros tenham, e exijam o uso de dispositivo restritivo nas decolagens, pousos e situações de turbulência.

Posso viajar de avião com bebê-conforto?

Aqui no Brasil não existe nenhum tipo de regulamentação e muitas companhias aéreas obrigam os pais a manterem seus filhos menores de dois anos no colo durante a decolagem e o pouso, ainda que os pais tenham pagado um bilhete especial para que seu bebê possa viajar em seu próprio assento.

Foto: Reisipisik
Foto: Reisipisik

Leia mais: Com quantos meses o bebê pode viajar de avião?

É recomendável, pelo Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria, que crianças de qualquer idade viagem de avião num assento individual e acomodadas da mesma maneira como nas viagens de automóvel. Dessa forma, o bebê-conforto, voltado para trás, é essencial para transportar bebês menores de um ano e 10kg. Já as crianças entre 10 e 20 kg, devem ir num assento de segurança voltado para a frente e crianças em torno dos cinco anos de idade, com mais de 20kg, podem usar o cinto de segurança regular da aeronave.

Dicas de viagem com bebês

Antes de viajar com seu bebê, leia sempre as informações sobre cada aeroporto, pois as regras são variadas. Pessoas com crianças de colo geralmente têm preferência no embarque, no entanto, isso não é lei ou uma regra obrigatória, por isso é necessário ter bastante paciência se não for convidado a entrar antes dos demais passageiros.

Foto: Kidspot
Foto: Kidspot

É imprescindível levar brinquedinhos para distrair a criança para viajar com bebê de avião, e também algo para apoiar a cabeça ao alimentar um bebê. Também recomenda-se levar uma muda extra de roupa para a mãe e para a criança caso a mesma passe mal. Sempre leve mais fraldas em viagens de avião com bebê do que o que costuma carregar e, se for trocar no seu próprio assento, seja gentil e respeite quem está viajando ao seu lado.