Qual o melhor horário para viajar com bebê?

Planeje a viagem com antecedência e aproveite as dicas, pois elas podem lhe ajudar muito no grande dia.

Escrito por -

Abaixo damos algumas dicas de como você pode fazer uma viagem mais tranquila, ao levar em consideração o melhor horário para viajar com bebê.

Todos nós sabemos que viajar é uma das coisas mais prazerosas e relaxantes que existe. No entanto, quando se tem um bebê é preciso ficar atento a alguns detalhes sobre como não deixar que a viagem se torne desgastante e desagradável.

É preciso planejar bem para que o seu bebê se sinta à vontade e confortável. 

Qual o melhor horário para viajar com bebê?

Sem sombra de dúvidas, o período mais adequado para se viajar com seu bebê é o período noturno. Isso porque a noite costuma estar mais fresco e também porque, dependendo do transporte a ser utilizado, seu bebê não estará exposto ao sol.

Leia também: Carrinho de bebê na viagem de avião – O que fazer

horario para viajar com bebe
Viajar com bebê pode ser prazeroso se você se preparar (Foto: Pousadinhas)

Caso a viagem noturna não seja uma opção e você e sua família tiverem que fazer uma viagem diurna, não esqueça de sempre levar os produtos dermatológicos que o pediatra indicou para a proteção da pele, pois mesmo estando dentro de um veículo o calor e o mormaço podem ser um fator de risco para saúde do seu bebê.

Apesar do ideal para se viajar com bebê ser à noite, há também uma questão que é bastante relevante: o horário em que seu bebê normalmente dorme. Isso precisa ser levado em consideração.

Por exemplo, se o bebê se alimentar às 15:00 horas, seria interessante planejar uma viagem para as 16:00, pois nesse intervalo de uma hora dá para colocá-lo para dormir e viajar uns bons quilômetros.

Esse é um horário em que está começando a ficar mais fresco, ou seja, você não estará expondo seu filho ao calor e ao mesmo tempo estará tranquilo porque ele estará dormindo. 

Horário ideal para o bebê viajar de avião

As regras para viagem de avião com bebê são as mesmas que já foram faladas acima, ou seja, o melhor horário para se viajar é a noite, mas sempre é preciso levar em consideração os horários que seu bebê se alimenta e dorme.

Veja ainda: Posso viajar de avião com bebê com febre?

bebe de aviao
(Foto: Eu Viajo com Filhos)

O sono do bebê durante a viagem

Quando a viagem é curta, você pode ter a sorte de o bebê dormir durante todo o trajeto. Mas quando é uma viagem longa isso pode se tornar um agravante.

Uma dica legal que você pode utilizar é “cansar” o seu bebê antes da viagem com atividades que ele goste, para que durante o trajeto ele possa dormir mais facilmente.

Mas para o bebê tudo influencia, sobretudo o fato dele estar em um ambiente diferente do local onde mora, onde ele não está acostumado. Então, seja bastante flexível com o seu bebê e não tente força-lo a dormir. Isso pode fazer com que ele se irrite e demore ainda mais a pegar no sono.

Dê uma atenção especial ao berço que você vai utilizar na hora da viagem. Escolha um grande para que o seu filho não bata com a cabecinha na hora de virar. Isso vai depender muito de como se porta o seu filho na hora de dormir: alguns bebês dormem mais quietinhos e outros são mais agitados. Mas mesmo que seu filho durma sem se bater muito, é melhor não arriscar para que ele não machuque a cabeça ou outra parte do corpo.

Outra coisa importante são os objetos que ele está acostumado a olhar e pegar na hora de dormir. Isso vai fazer com que ele se sinta um pouco mais em casa e consequentemente vai ajudá-lo a dormir.

Agora que você pegou essas valiosas dicas para melhorar a viagem com o bebê, basta escolher o destino, preparar as malas e aproveitar o passeio.