Vacinas para o bebê viajar: Quais são, quando tomar

Antes de viajar com o bebê é importante estar com todas as vacinas em dia

Escrito por -

Vacinas para o bebê viajar: Quais são, quando tomar? Saiba mais sobre cuidados com a imunidade dos bebês na viagem:

 Existem muitos cuidados específicos e especiais quando se trata de viajar com o bebê. Além de trocar fraldas, alimentar e distrair, ainda podem existir precauções extras de acordo com o destino da viagem.

Questões não muito conhecidas, como as vacinas, podem influenciar fortemente a viagem com o bebê, por isso é necessário ter um contato próximo e um dialogo aberto com o pediatra do pequeno.

Saiba tudo o que é necessário sobre as vacinas necessárias para fazer uma viagem com bebês.

Vacinas para o bebê viajar – Quais são, quando tomar

Mesmo que as companhias aéreas aceitem bebês à bordo logo depois de uma semana de vida, os pediatras indicam fortemente que os responsáveis esperem, pelo menos, até o terceiro mês de vida para iniciar as viagens com o bebê.

Vacinas para o bebê viajar quais são, quando tomar
Foto: muettermagazin.com

O motivo é esse: até esse terceiro mês, as vacinas para o bebê  são extremamente importantes, que vão protegê-lo contra doenças comuns – mas que podem ser muito graves nessa idade.

Também é a partir dessa idade que ele começa a ter disponibilidade de passar mais tempo em lugares fechados, com grande aglomeração de pessoas, sem correr tantos riscos.

Caso seja extremamente necessário viajar antes desse período, evite ao máximo o contato do bebê com adultos. É importante lembrar que as doenças mais comuns são propagadas através do contato com a boca e as mãos, por isso não deixe que as pessoas beijem o bebê ou o peguem no colo nesse momento.

Leia também: Como levar a papinha do bebê na viagem

vacinas para viajar com o bebê
Foto: deltadentaliablog.com

Vacinas necessárias para fazer uma viagem com bebês

Se a viagem for pelo Brasil, a única vacina pedida em alguns estados é a da Febre Amarela.  Mas é importante lembrar que ela só é aplicada aos nove meses de vida. Por isso, dependendo do destino, talvez seja melhor esperar caso ele ainda não tenha completado os nove meses.

Outra vacina também importante é a contra influenza (também conhecida como gripe). Essa é dada aos bebês quando chegam aos seis meses de idade.

Cuidados com a imunidade dos bebês na viagem

A imunidade do bebê ainda está sendo construída ao longo do primeiro ano de vida, por isso ele é muito frágil.

Antes das vacinas o bebê não apresenta imunidade contra absolutamente nada. Por isso, é necessário pensar se vale a pena viajar antes desse grande pacote de vacinas que acontece nessa idade.