Viajar com bebê de avião: documentos e dicas

Os documentos necessários para você apresentar para o embarque são diferentes se a viagem com o bebê é em voo nacional, ou internacional

Escrito por -

O que preciso para viajar com bebê de avião?

Você mamãe, você papai vai viajar com o pequeno? Saiba que além das malas, alguns cuidados e também documentos serão necessários. Às vezes, você terá até um trabalho extra com idas a cartórios ou consulados, em caso de voo internacional.

Mas, calma! Nada que seja impossível ou que venha desanimá-los em viajar com seu bebê de avião. Pelo contrário, a viagem com os pequenos tende a ser bem animada!

E para facilitar e tornar a viagem ainda mais divertida, sem perrengues e correrias, vou listar os documentos que você precisa apresentar no momento do embarque.

Então, cintos afivelados e vamos decolar!

Posso viajar de avião com meu bebê?

bebe pode viajar de aviao com quantos meses
Saiba que crianças podem viajar sozinhas em um avião. Porém, no caso de um bebê essa regra não se aplica. Foto: Flygirl

Isso porque crianças de até 4 anos devem, necessariamente, viajar acompanhadas de um adulto de 18 anos, no mínimo.

Mas fique atento porque quase todas as companhias aéreas não permitem voar com recém-nascidos, mesmo acompanhados dos pais.

Geralmente a permissão é dada para bebês que já possuem 7 dias de vida completos.  É bom antes de comprar as passagens, verificar com a companhia aérea sobre esse impedimento.

Os pediatras aconselham que os pais só viajem com seus bebês em avião a partir do 30° dia de nascimento.

Quais documentos devo apresentar para viajar com bebê de avião?

Para voos nacionais, você precisa apresentar a certidão de nascimento e um documento de identificação com foto do bebê. Nesse caso, o pequeno pode está acompanhado com ambos os pais ou com apenas um deles, ou ainda com parentes de até 3° grau. É necessário um documento para comprovar o parentesco.

Se você viajar com bebê de avião para outro país, será necessário apresentar na hora do embarque o passaporte e o visto, isso se for para países que requer essa autorização.

Se a viagem internacional for para países do MERCOSUL, então não necessita de passaporte e visto, apenas a carteira de identidade.

Mas atente: se você mamãe, ou se você papai vai viajar sozinho com seu bebê, precisará de uma autorização com firma reconhecida do responsável que não irá na viagem. O modelo de autorização você encontra no site da Polícia Federal ou do Tribunal de Justiça.

Viajando de avião com um bebê
Foto: JetBlue

Leia também:
Modelo de formulário padrão de autorização de viagem internacional
Dicas para viagens longas com bebê

Viajar com bebê de avião: documentos e dicas

– Não é costume solicitar, mas tenha também em mãos a carteira de vacinação do bebê e, em caso de viagem internacional, a carteira de identidade ou a certidão de nascimento.

– Algumas empresas aéreas solicitam autorização médica para o bebê recém-nascido e para a mãe poderem viajar de avião.

– Os documentos precisam ser originais, ou pelo menos cópias autenticadas.

– Prefira os voos noturnos, pois é nesse horário que os bebês estão acostumados a dormir.

– Algumas empresas aéreas disponibilizam refeições especiais para bebês, mas outras não. Cheque isso com a companhia antes de viajar.

– Alguns aviões possuem fraldário. Prefira já fazer a troca da fralda antes de embarcar, mas se durante o voo for necessário, chame a comissária e peça para indicá-la o local apropriado.

– Algumas companhias aéreas disponibilizam berços para o seu bebê, e você deverá solicitar antecipadamente.

– Leve na bagagem de mão: mamadeira, leite, água, suco, panos, mantas, travesseiro e brinquedos porque você certamente precisará usar tudo isso, principalmente se o voo for longo.

Na verdade, é bem prazeroso viajar com bebê. Todos os preparativos são feitos com entusiasmo e amor. E você certamente se sentirá gratificada ou gratificado ao poder compartilhar viagens com aquele pequeno ou pequena que você ama tanto!