Viajar de avião com bebê gripado faz mal?

São necessários alguns cuidados especiais na hora de viajar com o bebê resfriado ou gripado, justamente para piorar a saúde do pequeno

Escrito por -

Viajar é uma experiência incrível, mas pode ficar complicada caso o bebê esteja doente. Veja abaixo o que dizem os especialistas sobre viajar de avião com bebê gripado.

Viajar de avião com bebê gripado: a dúvida de muitas mamães

Qualquer viagem pode trazer desconforto ou acarretar doenças no bebê, mas no avião a situação se complica mais. Isso porque, com a alta pressão e a baixa circulação de oxigênio, a chance do bebê pegar uma doença de outro passageiro é maior.

viajar de aviao com bebe gripado
Lembre-se que a saúde do bebê é mais frágil que a dos adultos (Foto: Bebê 123)

A maioria dos especialistas concorda: não é bom viajar com o bebê doente. Mesmo uma gripe, que na maioria das vezes é liberado pelo médico, pode ser perigosa para o bebê, podendo o mesmo desenvolver uma infecção no ouvido durante o trajeto. Isso acontece porque no avião existe muita pressão e pouco oxigênio (menos ainda para a criança que é pequena).

Os únicos casos em que os médicos consideram uma viagem doente é quando o bebê está viajando para a realização de um tratamento médico em específico. Nas demais situações recomenda-se que aguarde que o bebê se cure. 

Veja ainda: 3 Lugares para viajar com a família no Brasil em 2017

Posso fazer uma viagem com bebê passando mal?

Isso depende do estado do bebê e da avaliação feita pelo médico. No geral é melhor não correr riscos, e cancelar ou reagendar a viagem se isso for possível, uma vez que a imunidade dos bebês é bem mais baixa que a de adultos, e qualquer deslocamento do mesmo doente podem piorar seu estado ou contribuir para o desenvolvimento de novas doenças.

Mas se não houver a opção de desmarcar a viagem, faça a avaliação médica e siga as recomendações, lembrando-se de deixar o bebê sempre bem hidratado, e de evitar o contato direto com pessoas estranhas, que podem conter doenças incubadas. 

viagem com bebe gripado
(Foto: CENTRO DE CARDIOLOGÍA INFANTIL)

Saiba também sobre: Viajar com bebê para Tailândia: dicas e sugestões

Dicas para viajar com o bebê doente

Se não houver outra solução, como desmarcar ou adiar a viagem, lembre-se de passar num médico antes, para pegar orientações e receitas para medicamentos, principalmente quando a viagem for internacional. Leve os materiais que irá necessitar para tratar do bebê, como:

  • Termômetro para sempre acompanhar sua temperatura;
  • Remédios para náusea, vomito, febre, dores, entre outros. Atente-se para utilizar com o bebê aqueles medicamentos que já conhece e os indicados pelo pediatra.

Além disso, faça um seguro viagem pelo menos para a criança, precavendo-se em situações emergenciais que necessitem de atendimento médico. O seguro viagem, aliás, é obrigatório para toda a família caso a viagem seja internacional.

Agora que você já sabe que viajar de avião gripado faz mal, tome todos os cuidados e procure um médico para saber mais.